Skip to main content
petição Para que todos contem

Associação "Também Somos Portugueses" lança petição "Para que todos contem"

A associação "Também Somos Portugueses" (TSP), que defende os direitos políticos dos emigrantes portugueses, lançou uma petição online para exigir o voto digital nas eleições nacionais. A petição, intitulada "Para que todos contem", pretende recolher 20 mil assinaturas para levar o assunto à Assembleia da República.

A TSP considera que o atual sistema de voto por correspondência é obsoleto, ineficaz e injusto, pois exclui muitos portugueses no estrangeiro que não recebem os boletins de voto a tempo ou que têm dificuldades em enviá-los de volta. Além disso, a TSP considera que o voto por correspondência implica custos elevados para os eleitores e para o Estado, e não garante a confidencialidade nem a segurança do voto.

A associação propõe que se adote o voto digital como uma alternativa ao voto por correspondência, permitindo aos emigrantes portugueses votar através de uma plataforma online segura e acessível. A TSP argumenta que o voto digital é uma solução moderna, eficiente e inclusiva, que já é usada em vários países do mundo, como a Estónia, a Suíça ou a Austrália.

A petição "Para que todos contem" pode ser assinada em https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Que-todos-contem até ao dia 31 de dezembro de 2023. A TSP apela à participação de todos os portugueses no estrangeiro que querem exercer o seu direito de voto nas eleições para a Assembleia da República, para o Presidente da República e para o Parlamento Europeu.

A associação "Também Somos Portugueses" foi fundada em 2023, após uma campanha bem-sucedida pela introdução do recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro. A TSP tem como missão promover a cidadania ativa dos emigrantes portugueses e defender os seus interesses políticos. A associação tem sede em Lisboa e núcleos em vários países, como França, Reino Unido, Alemanha ou Brasil.

Para saber mais sobre a associação e as suas atividades, pode visitar o seu site oficial em https://tambemsomosportugueses.org ou seguir as suas redes sociais no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e YouTube.

  • Criado em .
  • Última atualização em .